Paris, ah, Paris!! Quanto glamour ao pronunciar esse nome! A cidade luz, a cidade do amor… ela é encantadora!
No nosso caso, como não é sempre que se vai a Paris, colocamos muitos pontos turísticos para um só dia no nosso roteiro. Não deu tempo para fazer tudo, é claro! Mas conseguimos cobrir os pontos principais básicos de todo turista de primeira vez na cidade. Disponibilizamos aqui o roteiro que conseguimos cumprir para você conferir.
Nós fomos no verão europeu, mas ainda assim pegamos temperatura de 10 graus Celsius, com sensação térmica menor ainda. Isso nos surpreendeu! Ainda bem que sempre levamos um casaquinho para o avião, mas não esperávamos sentir frio em pleno verão.
Viajamos com um grupo de amigos para um tour europeu, em julho de 2015. Visitamos os países Itália e França. Confira também nossa viagem à Itália aqui no blog.
Começamos nossa viagem pela Itália, lá ficamos nove (9) dias e visitamos Roma, Florença, Pisa, Verona e Veneza. Após conhecermos Veneza, pegamos um voo para Paris.
A viagem completa foi de quinze (15) dias. Separamos quatro (4) dias para conhecer Paris e Versalhes e dois (2) dias para os voos de ida e de volta.
Foi uma viagem inesquecível!! Cidades com arquiteturas deslumbrantes!!
Confira a seguir o roteiro de Paris e Versalhes:
ROTEIRO 4 DIAS – PARIS E VERSALHES
Em Paris, ficamos hospedados no Hotel Crowne Plaza situado na praça Republique. Nessa praça tem saída de metrô que dá acesso a quase todos os pontos turísticos de Paris.
1ºdia
- Catedral Notre-Dame
- Ponte Neuf
- Museu do Louvre
- Arco do Triunfo do Carrossel
Como chegar: Metro Cité 4
Catedral Notre-Dame
Catedral estilo gótico construída entre os séculos XII e XIII. Imortalizada com o personagem Corcunda, do autor Victor Hugo. A entrada para conhecer a igreja é gratuita.
Pont Neuf (Ponte Nova)
É a mais antiga ponte de Paris, inaugurada em 1607, ela cruza o Rio Sena, em Paris, e recebeu esse nome para distinguir das pontes medievais. Os apaixonados costumam colocar um cadeado para eternizar o amor nessa ponte, mas as autoridades estão desestimulando essa prática, pois o peso dos cadeados está comprometendo a segurança da ponte.
Museu do Louvre
Esse é um dos museus mais visitados do mundo. Ele possui um acervo grandioso com obras de arte famosas como Mona Lisa e Vênus de Milo, entre inúmeras obras, pinturas, esculturas, artefatos etc de renomados artistas.
Dizem que para conhecer todo o museu é necessário uns quatro (4) meses de visita. Então, vale a pena você pesquisar bem antes de sua visita e já definir quais obras de arte você faz questão de conhecer para otimizar a sua visita. Separe umas oito (8) horas do seu dia para esse passeio. Isso para ver o básico, ou seja, suas obras preferidas!
Separamos dois links que vão ajudar você a planejar a sua visita ao Louvre. Eles dão dicas de como comprar os ingressos, de como evitar longas filas e de onde encontrar as principais obras dentro do museu. Confira aqui e aqui também.
Esfinge Egípcia
Mona Lisa (sec. XVI) de Leonardo da Vinci
Vitória de Samotrácia (190 a.C.)
Vênus de Milo (100 a.C)
Arco do Triunfo do Carrossel
O imperador Napoleão Bonaparte, em 1809, mandou erguer esse arco para celebrar seus triunfos militares. Ele fica em frente ao museu do Louvre.
Rota a pé para os pontos turísticos visitados no 1º. dia:
2ºdia
- Torre Eiffel
- Avenida Champs Elysées
- Arco do Triunfo
- Cruzeiro Rio Sena.
- Galerias Lafayette
Avenida Champs Elysees
Como chegar: Metrô Champs-Elysées linhas 1, 13
O nome dessa avenida em Português significa Campos Elísios ou Paraíso da mitologia grega. Trata de uma enorme e ampla avenida com lojas luxuosas tendo o Arco do Triunfo em uma de suas extremidades.
Arco do Triunfo
Napoleão Bonaparte mandou construir este arco, em 1836, em comemoração as vitórias militares.
Como chegar: Metro Kleber 6
Torre Eiffel
De vários pontos da cidade é possível observar a torre. Conseguimos vários registros dela em diferentes ângulos. Ela é o maior símbolo da cidade. Foi construída por Gustave Eiffel, 1889, em comemoração ao centenário da Revolução Francesa.
A título de curiosidade, o engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1923) também participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque.
A torre possui duas plataformas de observação. Para saber mais detalhes sobre a visita à Torre Eiffel, leia este link aqui.
Cruzeiro Rio Sena.
Trata-se de embarcações conhecidas como Bateaux-mouches que percorrem o Rio Sena, passando por construções e prédios históricos que margeiam o rio. O passeio conta com um guia que vai relatando todo o percurso. É uma maravilhosa aula de história sobre a cidade. Compramos esse passeio pelo site da Decolar.
Galerias Lafayette
Trata-se de um grande shopping de luxo, composto pelas grandes marcas como Chanel, Prada, Dior etc. Não era para nosso bico (rsrsr), mas a beleza do local vale a visita.
Uma dica importante: no terraço das Galerias Lafayette tem um observatório com vista ampla de Paris. De lá dá para observar os prédios, a arquitetura local, a Torre Eifel etc. Como mostra a foto abaixo, o terraço tem uma vista incrível da cidade!!
Pontos turísticos visitados disponíveis no mapa. Utilizamos o metrô para chegar aos locais.
3ºdia
Palácio de Versalhes
O Palácio de Versailhes fica a menos de 20 km do centro de Paris. Esse palácio mostra a exuberância e a riqueza da monarquia francesa. Ele foi residência dos Reis Luis XIV, Luis XV e Luis XVI. Tudo lá é grandioso e de uma beleza incrível!
Esse passeio é de um (1) dia inteiro e mesmo assim é difícil conseguir visitar todo o espaço disponível.
Separamos um link com dicas valiosas sobre a visita ao Palácio de Versalhes. Confira aqui.
Como chegar: Este link aqui dá dicas de como chegar a Versalhes vindo do centro de Paris.
Palácio de Versalhes
Os jardins de Versalhes
4ºdia
- Passeio pelas ruas de Montmartre
- Basílica Sacré-Cœur
Passeio pelas ruas de Montmartre
A região de Montmartre é uma das mais charmosas da cidade. Este bairro, que fica na parte alta, conta com ruas arborizadas, residências, restaurantes, bares e pintores de rua, que dão um charme a mais ao local. Lá também é possível visitar a Basílica Sacré Coeur.
Fizemos um tour por esse bairro e ficamos deslumbradas com a beleza do local. Como fica na parte alta, é possível observar a cidade de Paris. Uma vista lindíssima!!
Aproveitamos para experimentar o doce típico francês, macaron, em uma cafeteria do bairro. Compramos um de cada sabor e quase nos esquecemos de registrar, rsrs.
Confira este link aqui com dicas para visitar o bairro.
Basílica Sacré-Cœur
A basílica está localizada na parte alta da cidade, em Montemartre. Sua inauguração ocorreu em 1914.
Ela possui uma vista privilegiada de Paris!!
Conhecer Paris foi uma experiência singular. Agradecemos a Deus por essa oportunidade de ver de perto o que antes conhecíamos pelos livros e filmes.
Poder sentir o clima, o cheiro da cidade, o gosto da comida, andar pelas ruas, conhecer a arte, os monumentos… Uau!! Um presente divino!
Você quer dicas incríveis de Paris? Clique aqui.
Se você estiver inseguro quanto ao uso do idioma, sugerimos este Curso Prático de Inglês para Viagens aqui. Falando o básico do Inglês você consegue se virar em qualquer país da Europa.
Última dica! Gosta de ler? Ao invés de levar o livro físico na mala, leve um KINDLE que é um dispositivo eletrônico leve onde é possível armazenar uma biblioteca inteira sem ocupar espaço. Clique no link a seguir para conhecer: https://amzn.to/3g4iOZY
Curta a nossa página no FACEBOOK!
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 21/03/2018)
Ficou com vontade de visitar Paris? Então, pesquise no site abaixo uma casa ou apartamento aconchegante para você ficar hospedado durante a sua viagem.