Pensando no dia dos pais, estava à procura de um presente para o meu. Como ele está sempre rodeado de livros, pensei em procurar algo significativo para esse dia especial. Foi aí que encontrei este título “Pais Curados”. Achei muito interessante. Li a contracapa e decidi: É esse!
E é claro que comprei com uns 15 dias de antecedência para ler antes (rsrsr). Sou dessas. (rsrrsrsr)
O livro PAIS CURADOS me impactou!!
Creio que todos tivemos uma relação de amor e ódio (em certos momentos rsrsrsrr) com o pai e até mesmo com a mãe. Talvez pela nossa imaturidade no momento, ou mesmo pela falta de sabedoria, por parte deles, em lidar com certas situações. Mas todos temos algo em comum. Nossas ações são, foram e, talvez, se a gente decidir assim, principalmente após a leitura deste livro, serão influenciadas pelos nossos pais. A gente acaba, inconscientemente, reproduzindo palavras, gestos, atitudes daqueles que nos criaram.
Uma vez que identificamos que atitudes não-saudáveis estão sendo reproduzidas por nós, pois foi o modelo que recebemos, temos a possibilidade de quebrar esse ciclo negativo e ressignificar a partir da tomada de consciência de nossos atos e mudança de mentalidade. É um exercício, uma tarefa árdua, mas necessária. Definitivamente, não precisamos repetir os mesmos erros!
O autor do livro nos conduz, por meio da narrativa de sua própria experiência de vida, enquanto filho de pais alcoólatras, abusivos e negligentes, como ele mesmo descreve sua jornada, para tomar as rédeas de suas decisões e atitudes e não agir por impulso e para não reproduzir as experiências negativas que teve na infância com a família que formou com sua esposa e seus filhos. Ele utiliza de artigos acadêmicos e livros da área de neurociência, psicologia e psiquiatria para embasar os seus argumentos.
O livro é bem didático, trazendo alguns passos práticos para a cura dessas experiências ruins e estratégias para mudança de mentalidade com objetivo de criar um relacionamento familiar saudável. E serve também para melhorar nossos relacionamentos interpessoais na totalidade.
Eu não tenho filhos, mas a leitura deste livro, trouxe luz e transformação ao meu modo de agir e julgar o outro. A gente passa a ter um olhar de compaixão quando diante de certas atitudes. Levamos em conta que a pessoa com quem estamos lidando na família, no trabalho, onde for, pode estar agindo inconscientemente, reproduzindo ações e palavras que vivenciou na infância e adolescência. A pessoa, por ignorância, age seguindo o modelo que teve, não questiona como certas atitudes e palavras podem estar ferindo pessoas e trazendo mais tumulto aos relacionamentos interpessoais. A leitura deste livro traz um alerta e auxilia no caminho para adquirir hábitos e práticas saudáveis.
Recomendo a leitura tanto para pais e mães, quanto para filhos que não sejam pais.
Você pode adquirir o livro clicando AQUI.
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 09/08/2024)
Deu vontade de ler! Parabéns!
Muito interessante
Realmente fiquei muito interessada nesse livro
Parabéns 👏
Gostei da indicação.