Em comemoração pelos 18 anos de casados, fomos conhecer uma das cidades do Nordeste em julho de 2024. Nesta viagem, Maceió e suas lindas praias foi a escolhida.
Passamos dias muito agradáveis por lá. Apesar de julho ser inverno no Brasil, por lá não faz frio. Curtimos dias lindos de sol, pegamos algumas pancadas de chuva no fim da tarde e na madrugada, mas em nada incomodou, pois já estávamos abrigados, relachando para outro dia de praia.
Nossa hospedagem foi na praia de Ponta Verde, alugamos um apartamento pelo site Airbnb, a duas quadras da praia, muito próximo ao pavilhão de artesanato. Esta localização nos permitiu ir andando para as praias de Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde, juntas elas formam as praias urbanas de Maceió.
Praias lindíssimas, orlas amplas, bem cuidadas e com um visual incrível. Beleza natural exuberante.
Além das praias urbanas, em um município vizinho a Maceió, chamado Marechal Deodoro, tem as praias do Francês, praia do Gunga e a praia Barra de São Miguel.
Outras praias muito conhecidas são: São José dos Milagres e Maragogi que ficam um pouco mais distante, ao norte de Maceió.
No nosso roteiro, todos essas praias estavam incluídas, mas por conta de alguns contratempos, não visitamos as praias ao norte. Por aqui a gente também conta as derrrotas rsrrsrs Eu comi algo que não me caiu muito bem, passei mal à noite e por isso, decidi não sair em um dos dias.
Deixaremos aqui o roteiro que fizemos por lá e, logo depois, daremos dicas valiosas para você que deseja visitar Maceió.
Dia 1
- Conhecer os arredores do apartamento e as orlas das praias urbanas
- Palvilhão de artesanato de Pajuçara
Dia 2
- Praia de Ponta Verde / Praia de Pajuçara
- Centro Histórico de Maceió
- Museu/ Palacio Floriano Peixoto
- Mirante São Gonçalo
Dia 3
Praia do Gunga
Esta praia fica dentro de uma fazenda de coqueirais, o acesso à praia corta a fazenda, dando ao local uma vista deslubrante. A foto foi tirada do mirante, onde podemos ver os coqueirais e a praia ao fundo.
Dia 4
São José dos Milagres
Dia 5
Praia do Francês
Dia 6
- Praia de Ponta Verde e Pajuçara
- Marco dos Corais (uma estrutura que forma um mirante que entra pelo mar, dando visão ao farol e às praias)
Vamos dar agora um dica importante: antes de visitar as praias de Maceió, sugiro que verifique a tábua das marés, o ideal é que sua visita caia nos dias de maré de 0,0 até 0,6, para que você possa curtir os passeios às piscinas naturais. Fique de olho nas fases da lua, agende a sua viagem para os dias de lua cheia ou lua nova. Entenda tudo sobre tábua das marés e fases da lua AQUI. Leia com atenção antes de agendar a sua visita aos passeios no litoral do Nordeste. Com a maré baixa, é possível ir caminhando até o farol de Ponta Verde, vizualizar o caminho de Moisés por lá e ver peixinhos nas piscinas naturais.
Para fazer os passeios, contratamos a agência de viagem Marcão Turismo. Com eles, fizemos os tranfers aeroporto/apartamento e passeios às praias do Gunga, Barra de São Miguel e praia do Francês.
Antes de viajar, sempre faço pesquisas atrás de dicas e, em vários blogs e vídeos, foi falado sobre o aplicativo Prime Gourmet que com um valor único de assinatura você tem direito a Pagar 1 e levar 2, válido para restaurantes, passeios, tranfers, hoteis etc. A dica de ouro que peguei foi: se for pagar pelo aplicativo, faça o seu roteiro a partir das opções que o aplicativo oferece. Vá aos passeios, aos restaurantes e contrate os serviços disponíveis lá. Aí sim você vai economizar bastante. Tudo o que você consumir, você pagará por 1 e seu compaheiro levará o serviço de graça. Mas é preciso ter atenção às regras de cada estabelecimento. Exemplo, você identificou um restaurante que você deseja ir no dia “tal” da sua viagem, veja no aplicativo as regras do restaurante, se ele atende clientes prime gourmet no dia e hora que você pretende ir. Fazendo assim, você conseguirá economizar com comida e passeios a dois em sua viagem.
Pela orla urbana de Maceió, encontramos as estátuas dos ilustres alagoanos Graciliano Ramos, romancista, e Aurélio Buarque de Holanda, o autor do dicionário.
Gostamos muito da cidade e da natureza exuberante que encontramos em Maceió. Momentos marcantes! Agradecemos a Deus por mais essa oportunidade de conhecer as maravilhas da criação.
(por Patrícia Miranda, em 28 de julho de 2024)
Deu vontade de ir.
Foi um passeio muito proveitoso e divertido, valeu a pena.