O ano é 2021, ainda afetado pela pandemia de Covid-19, mas é um ano especial, pois fizemos 15 anos de casados em 15 de julho. Por isso, não queria deixar passar essa data em branco.
Eu trabalho em home office, desde março de 2020, e desde então, só saio para consultas médicas e para visitar os meus pais, mas queria poder viajar, com segurança, para comemorarmos esse dia especial.
Foi então que fui para internet procurar um local mais isolado em meio à natureza. Digitei no google “chalé Rio de Janeiro” e depois de uma rápida pesquisa nos muitos links disponibilizados, encontrei um Chalé em São Pedro da Serra, Nova Friburgo, RJ, pelo site da AIRBNB.
O chalé fica em uma propriedade a 5 km de São Pedro da Serra chamado Parque Terras Altas.
O local oferece 4 chalés, onde você tem total privacidade e conforto para curtir dias em meio a natureza exuberante, com um projeto de jardinagem do escritório de paisagismo Burle Max. Lindo!!
Era o que precisávamos: um lugar isolado, longe de aglomeração, com muita natureza para relaxar e curtir o nosso aniversário de casamento juntos.
O chalé possui lareira, aquecedor, cobertores, toalhas, rede, TV com Netflix. Muito confortável!
Em conversa com os proprietários, descobrimos que o local nasceu de uma inspiração que eles tiveram durante a viagem à INHOTIM ( Já visitamos Inhotim e temos o roteiro aqui no blog. Clique AQUI para conhecer).
O desejo deles é unir natureza, cultura e arte em um único local: Parque Terras Altas.
Os donos do espaço, Dona Graça e Sr Elpídeo, nos receberam com muita hospitalidade.
Eles disponibilizam um cardápio, preparado por eles, para quem resolver não ir à cidade. E que comida saborosa!!
Uma comida caseira com requinte. Delícia!!
No local onde é servido o café da manhã e o almoço ficam expostas obras de Burle Marx, além de um piano.
Os proprietários deixam música ambiente durante as refeições e o visual externo deixa tudo mais lindo e gostoso.
Os hóspedes podem reservar o jantar com 2 horas de antecedência. É necessário pegar a bandeja na sede, que fica ao lado do local onde são servidos o café e o almoço, e levar até o Chalé, que possui mesa, cadeira, pratos, copos e talheres.
No chalé tem um cartão com um código QR onde, ao apontar a câmera do celular, dá acesso ao cardápio, dicas de lazer, turismo e restaurantes da região e também opções de lazer do local.
O Parque Terras Altas conta com uma trilha para caminhada até o alto da propriedade, de onde se tem uma vista linda, com vários tons de verde.
O terreno da propriedade é bem íngreme e alguns acessos são feitos por escadas.
A propriedade possui uma casinha feita para as netas e todas as outras crianças que chegarem.
O Parque Terras Altas possui uma banca recheada de livros e jogos de tabuleiro para a distração dos visitantes. A propriedade possui também uma fonte de água potável.
Além disso, tem um espaço para curtir ao redor de uma fogueira que é acesa nas noites de sábado.
A localização do Chalé é em São Pedro da Serra, que fica a 1(uma) hora do centro de Nova Friburgo. O local é considerado um polo gastronômico da região. Possui várias lojas de artesanato, antiquário, roupas e tem tudo que você precisa: padaria, mercearia, supermercado…
O comércio está disponível nas ruas do centro que começa no coreto e vai até a praça da árvore no meio.
Entramos em quase todas as lojas e nos encantamos com o lugar. Principalmente com a receptividade das pessoas, todas boas de papo e muito simpáticas. Todos os protocolos de segurança foram seguidos, álcool em gel, uso de máscara e distanciamento.
Almoçamos em dois dos restaurantes no Empório, comida apetitosa.
A sobremesa e o suco foram da Delícias da Fulô.
A dona do restaurante “Segredo“, Maria, nos mostrou o seu espaço lindo e bem decorado onde prepara o almoço para os clientes com hora marcada. O diferencial dela, além da comida sempre muito elogiada, é que ela cozinha em frente aos clientes enquanto conta suas histórias de vida.
São Pedro da Serra fica muito próximo à Lumiar, local que possui também um polo gastronômico e natureza exuberante.
Passamos por lá na volta para casa, visitamos a cidade e o encontro dos dois rios Macaé e Rio das Ostras.
Agradecemos a Deus a oportunidade de poder comemorar nossos 15 anos de casados nesse lugar lindo e de poder contemplar a natureza exuberante que Ele criou.
Veja outros roteiros de viagem AQUI. Quem sabe você encontra o seu próximo destino. 😉
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 21 de julho de 2021)
Curta a página do Bagagem Cultural.net no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
Inscreva-se no nosso canal no YouTube