Este livro é um romance epistolar escrito durante a segunda guerra mundial e contém 31 cartas de instruções e conselhos de um diabo ao seu aprendiz. Este, por sua vez, tem a tarefa de conduzir um humano ao inferno por meio de diversas tentações e recebe de seu mentor algumas sugestões por meio de cartas.
C. S. Lewis, muito conhecido pela obra: “As crônicas de Narnia”, dedicou o livro “Cartas de um diabo a seu aprendiz” ao seu amigo e escritor de ‘O Senhor dos Anéis’, J.R.R. Tolkien.
Lewis escreve a partir dos olhos de um diabo e faz uso de ironia em todo o texto. Ao ler as cartas, o leitor fica ciente de como o diabo trabalha com artimanhas minuciosas para tirar o humano do Caminho e entretê-lo.
Importante salientar que, no livro, Deus é chamado de ‘O inimigo’, pois as cartas são escritas pelo diabo e direcionada ao seu discípulo infernal.
Lewis foi fenomenal na escrita das cartas, pois em cada uma delas ele trata de um tema diferente e o leitor vai sendo levado a entender detalhamente como o diabo trabalha para encorajar o humano a pecar.
Por exemplo, o diabo em suas cartas detalha como fazer o humano, recém convertido ao cristianismo, a se tornar um extremista, um egocêntrico e a como induzi-lo a pequenos pecados cotidianos, mostrando com isso, como o humano pode ser presa fácil diante de uma tentação.
É um livro provocativo que te leva à reflexão. Escrito em uma linguagem divertida, o diabo, em suas cartas, repreende várias vezes o seu aprendiz que ainda é muito inexperiente na arte de tentar o ser humano.
Quer saber se o aprendiz conseguiu persuadir o humano e teve êxito em suas artimanhas?
Então, eu encorajo você a ler esta obra para descobrir o final.
Com a leitura, você também será levado a fazer uma autoanálise do seu próprio comportamento frente às pequenas escolhas que faz diariamente.
Ficou interessado? Clique no título abaixo para adquirir o seu livro:
Cartas de um diabo a seu aprendiz(Publicado por Letícia e Patrícia Miranda, em 14 de setembro de 2020)