1-Local e época do ano
Defina o local que queira visitar: viagem nacional ou internacional.
Pesquise qual é a melhor época do ano para conhecer o local. Lembre-se que no hemisfério Norte (países como EUA e Europa) é inverno, enquanto aqui no Brasil é verão. Além disso, o sul do nosso país é gelado no inverno. Defina o seu local de viagem pensando no clima que pretende encontrar. Por exemplo, conhecer Nova Iorque no verão é totalmente diferente de visitar a cidade no inverno, o Central Park terá outra paisagem, fica tudo branquinho devido à neve ou tudo verdinho e florido no verão. Pense em quais são seus objetivos ao conhecer o local em determinada época do ano.
2- Documentos e vacinas
Antes de comprar as passagens, veja quais documentos serão necessários:
- Passaporte para as viagens internacionais. Lembrando que países integrantes do Mercosul, Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela (atualmente suspensa) aceitam carteira de identidade com data de expedição de no máximo dez (10) anos. Confira o passo-a-passo para fazer o seu passaporte aqui.
- Visto: alguns países como Estados Unidos, Canadá, Japão, entre outros, exigem o visto para o visitante entrar no país. Não compre passagem antes de conseguir o visto. Confira a lista de países que exigem visto aqui.
- Carteira de Vacina internacional: alguns países exigem que os visitantes mostrem o comprovante de vacina. Pesquise antes de embarcar no site da ANVISA aqui.
- Autorização para entrar na Europa: a partir de 2020 os brasileiros terão que pedir autorização para visitar a Europa. Será necessário fazer um cadastro online e pagar uma taxa no Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês). Leia mais aqui.
3-Voo
Após definidos o local e o período da viagem, é a hora de comprar as passagens. Sugiro que a compra seja feita com antecedência para evitar surpresinhas (preços altos ou voo lotado). É melhor comprar o voo pelo menos seis (6) meses antes da viagem, dessa maneira dá para conseguir um valor mais em conta. Existem muitas agências na internet que vendem o pacote (voo + hospedagem). Pesquisando com calma, você encontrará boas promoções.
4- Hospedagem
Você pode optar ficar em Hotel, Hostel, Flat/ Studio ou alugar um apartamento ou casa. Existem sites especializados que oferecem a hospedagem mais o voo ou somente a hospedagem (decolar, submarino, Airbnb). Sugiro que você faça uma pesquisa minuciosa.
Quais são suas preferências? Wifi no quarto ou só nas áreas comuns, banheiro privativo, hospedagem com café da manhã, quarto com ar condicionado/aquecedor etc. Estabeleça seus critérios e pesquise. Compare os valores cobrados pelo site da agência virtual e no site do próprio hotel antes de fechar negócio.
Dica: Se comprar pela agência, entre em contato com o hotel e peça confirmação da reserva com os nomes dos integrantes da viagem e número de quartos. Isso já nos salvou em nossa viagem à Paris. Houve um ruído de comunicação entre a empresa e o hotel. Assim que fechamos as reservas com a agência, enviei e-mail para o hotel e eles confirmaram. Chegando lá o número de quartos e camas ofertados não conferiam com o que havia sido contratado. Após mostrarmos o e-mail que eles mesmos nos enviaram confirmando a reserva, tudo se resolveu. Um viva à tecnologia!!!
5- Companheiros de viagem
Como diz minha irmã “companhia é tudo”. Você pode até estar em um lugar maravilhoso, mas se for acompanhado por aquele tipo de pessoa que vive com “uma nuvem cinza em cima da cabeça”, mal humorada, que reclama de tudo, não é solícita etc., a viagem perderá o brilho.
Você investe uma grana para passar momentos deslumbrantes, deleitar-se com a natureza linda que Deus criou e observar as obras de arte, a arquitetura e toda criatividade humana investida no lugar etc., e não para se aborrecer com gente chata, não é mesmo? Vai um alerta: cuidado com as companhias de viagem, hein?!
6- Roteiro
Se for viajar por conta própria, sem agência de turismo, separe um tempo para pesquisar sobre a cidade para onde você vai; o que fazer; os pontos turísticos; os museus; opções de lazer etc. Caso contrário, você corre o risco de ficar apenas nos arredores do lugar da hospedagem e deixar de conhecer lugares incríveis que a cidade oferece.
Para isso, é fundamental preparar um roteiro com a descrição dos lugares a serem visitados por dia de viagem, dessa maneira você otimiza seu tempo e aproveita melhor seu passeio.
Aqui no blog disponibilizamos alguns roteiros dos lugares que já visitamos.
7-Viagem em grupo
Pensando na complexidade que é lidar com o ser humano e suas indiossicrasias, é importante prever alguns possíveis problemas de relacionamento para evitá-los, pois cada pessoa tem sua preferência por visitar algum lugar: uns preferem lugares externos, outros não gostam de museus e centros culturais e por aí vai. Quando se viaja em grupo, sem contratar agência com guia, é indispensável definir o roteiro antes de viajar.
Faça reuniões com os integrantes da viagem para decidir os locais a serem visitados, agrupem-nos pela proximidade, faça uma votação para ver se todos concordam com o roteiro definido.
Quer um conselho? Envie para os integrantes da viagem o link desse pôster aqui. Lá estão definidas as atitudes para uma boa convivência durante a viagem, prevenindo possíveis contratempos.
8- Roupas e sapatos
Após definida a época do ano da viagem, pesquise o clima da cidade que vocês irão visitar e separe as roupas de acordo com a temperatura que estará fazendo lá. Mesmo no verão, sempre levamos um casaquinho para o voo e para o caso de esfriar à noite.
Gostamos de levar uma muda de roupa por dia de viagem. Lembrando que bermudas e calças podem ser repetidas. Mudando a blusa e os acessórios o “look” é outro!!
Nada de comprar sapato, tênis ou sandália nova para viajar. Sapato novo pode te dar calo e tirar seu bom humor.
9- Dinheiro
“Quanto de dinheiro levar para a viagem?”
“Depende muito do seu estilo de consumo.”
Sempre levamos cem (100) da moeda local por dia, por pessoa. Esse valor, para nós, é suficiente e cobre os gastos com alimentação, lembrancinhas e transportes.
Pesquisamos antes os valores de entrada nos museus, parques, centro culturais que desejamos conhecer para calcular o quanto a mais de dinheiro vamos precisar e, sempre que possível, compramos os tickets de entrada, pela internet, antes de embarcar.
10-Bom Humor
Você preparou sua viagem para aquele lugar maravilhoso que você almeja conhecer. Tudo pronto! Agora é só embarcar, fazer o check in na hospedagem escolhida e aproveitar seu passeio.
Curta bastante o pontos turísticos, aprecie os detalhes do local: arquitetura, paisagem, monumentos etc. Experimente comidas típicas do local. Leve uma lembrancinha para a sua coleção e DIVIRTA-SE!
Se algo sair errado, nada de perder o bom humor. Sempre haverá uma solução e uma alma caridosa para ajudar.
Aproveite as maravilhas que Deus criou e as incríveis invenções humanas.
CARPE DIEM!!
Com esses preparativos antecipados sua viagem tem tudo para ser um sucesso!!
Viajar é muito bom!! Curta bastante e registre cada momento!!
Esse é um investimento que vale muito a pena.
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 16/03/2018, atualizado em 09/07/2018)).
Última dica: curta a nossa página no FACEBOOK!
Ficou com vontade de viajar? Então, pesquise no site abaixo uma casa ou apartamento aconchegante para você ficar hospedado durante a viagem.