A nossa sociedade rotula um homem ou uma mulher como bem sucedido apenas quando ele atinge a chamada “saúde financeira”, ou seja, quando a pessoa já tem, no mínimo, uma casa, um carro na garagem, contas pagas, viagem de férias duas vezes no ano e refeições de fim de semana em restaurantes. Mas, depois que atinge esse nível de estabilidade alguns (isso mesmo!) apenas alguns fazem essa reflexão. Nem todos, tomam a consciência de que a área financeira é secundária, ela é importante, mas não é ela que nos torna HUMANOS.
Somos seres humanos e, por isso, somos seres relacionais. São as interações com outras pessoas que nos formam. Por exemplo, se somos corrigidos em amor ao cometer um erro na infância, nossa tendência é não mais cometer esse erro e até agradecer a quem nos corrigiu. Caso contrário, se a correção for cheia de ódio, ou mesmo, se não formos corrigidos, ficaremos rebeldes e insensíveis ao outro, nos faltará empatia.
Já parou para pensar que todo ser humano tem, no mínimo, três funções sociais? Pensa comigo: você é filho(a) de alguém, é neto(a), é amigo(a). Com o passar do tempo essa lista aumenta: você se torna estudante, primo(a), sobrinho(a), namorado (a), … logo depois escolhe uma carreira e se torna um profissional, funcionário(a) de uma empresa ou até mesmo um(a) empresário(a)! Alguns se casam e viram esposo(a), alguns se tornam mãe/pai de alguém, tio(a), avô/avó. Isso só para citar alguns exemplos de funções sociais que exercemos!
É por isso que a vida exige que tentemos ser melhores! Não para nos compararmos! A comparação adoece a alma! A vida requer que sejamos melhores do que fomos ontem em todas as nossas funções sociais, ou seja, melhores filhos, amigos, netos, melhores profissionais, etc. Ela requer que sejamos a MELHOR VERSÃO DE NÓS MESMOS!
Tenho uma dica! Reflita quando alguém que você ama faz uma crítica a você! Eu sei que dói encarar os nossos defeitos, mas só assim cresceremos e nos tornaremos melhores! Melhores para nós mesmos e melhores para quem convive com a gente. Não tenha medo de fazer essa reflexão e seja a melhor versão de si mesmo!
É bom também lembrar da prática da esperança que Deus nos recomenda: “Lançando sobre MIM toda a vossa ansiedade, porque EU tenho cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). As circunstâncias da vida muitas vezes não serão favoráveis, mas se colocarmos em prática o conselho de Jesus quando diz: “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.25-26).
Que possamos também contar com pessoas queridas, que nos amam, pois, assim, a caminhada será mais leve, mais alegre e poderemos viver cada dia com GRATIDÃO, pois enxergaremos o quanto Deus tem sido bondoso e tem nos dado além do que necessitamos. Ele nos ama tanto que já nos deu o SEU tudo. O próprio DEUS encarnado em Jesus se entregou por todos nós para termos de volta relacionamento direto com ELE e receber dEle orientação nessa jornada que é a VIDA.
Por fim, desejo que a cada dia sejamos um pouco mais HUMANOS por meio do relacionamento com Deus e com o outro.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
(Publicado por Letícia Miranda Medeiros, em 20 de abril de 2019)