Processos formativos de docentes de Inglês que trabalham na Educação de Jovens e Adultos: estudo com egressos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Esse texto dissertativo foi fruto da pesquisa de Mestrado de Letícia Miranda Medeiros, apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação – Processos formativos e Desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).
Essa dissertação foi defendida e aprovada em 05 de outubro de 2017. Orientada pela Professora Doutora Helena Amaral da Fontoura, a banca examinadora foi composta pelas Professoras Doutoras Vera Lúcia Teixeira da Silva (FFP/UERJ), Ana Cristina Coutinho Viegas (Colégio Pedro II) e Vania Finholdt Angelo Leite (FFP/UERJ).
Logo abaixo é possível conferir o RESUMO e o SUMÁRIO.
Clique aqui para ler a dissertação completa.
RESUMO
Os processos formativos de professores de Língua Inglesa começam muito antes da entrada na universidade e se estendem ao longo de toda a profissão. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo refletir sobre a formação profissional de seis docentes de Inglês ao delinear o perfil acadêmico desses professores, egressos da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de clarificar os principais desafios que esses docentes enfrentam no cotidiano da sala de aula da EJA. Os procedimentos de investigação adotados nesta pesquisa foram análise das ementas do curso de Letras dessa faculdade, entrevista e análise dos relatos dos docentes. Autores como Freire, Arroyo, Perrenoud, Leffa, entre outros foram utilizados como aporte teórico para trazer à tona a necessidade de se respeitar a bagagem cultural do público da EJA na formação do currículo de Inglês desenvolvido nas escolas, além da necessidade de se considerar as diferenças de idades e de culturas desses grupos de alunos da Educação Básica que possuem conhecimentos que podem ser compartilhados em uma relação dialógica em sala de aula. Baseada na metodologia da tematização, proposta por Fontoura, foi possível discutir os seguintes temas: as contribuições da FFP para o trabalho com a EJA; os processos formativos dos participantes desta pesquisa e os desafios de ensinar Inglês para essa modalidade. Esta pesquisa mostrou a urgência da inserção do tema Educação de Jovens e Adultos na formação de professores, a importância do desenvolvimento profissional docente que vai muito além de cursos formais, além de apresentar alguns desafios de ensinar Inglês para essa modalidade de ensino.
MEDEIROS, Letícia Miranda. Processos formativos de docentes de Inglês que trabalham na Educação de Jovens e Adultos: estudo com egressos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Clique aqui para ler essa dissertação completa.
Na página do Programa de Pós Graduação em Educação – Processos formativos e Desigualdades sociais da FFP/UERJ, é possível encontrar outras dissertações. Clique aqui e confira.
Leia mais sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos livros abaixo:
Sujeitos da educação e processos de sociabilidade: Os sentidos da experiência
Educação de jovens e adultos – O que revelam as pesquisas
Educação de jovens e adultos: Sujeitos, saberes e ptráticas (Coleção Docência em Formação)
A eja em xeque: desafios das políticas de educação de jovens e adultos no século XXI
Curta a página do Bagagem Cultural.net no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
(Por Letícia Miranda Medeiros, em 15 de maio de 2018).