Assim como na medicina, onde foram estabelecidos alguns protocolos a serem seguidos na realização dos procedimentos, na educação existem algumas técnicas que foram organizadas para facilitar o ensino e aprendizagem dos diferentes conteúdos.
Os protocolos referem-se a um conjunto de normas e regras estabelecidas. Espera-se que os indivíduos resolvam trilhar todos os procedimentos previstos para concluir determinado processo ou atingir a finalidade pretendida.
Nos protocolos educacionais, as regras, as normas e as dinâmicas propostas possuem o objetivo de facilitar a aprendizagem e dar oportunidade aos estudantes de refletirem, se debruçarem sobre um novo conhecimento, bem como compartilhá-lo com os demais colegas da classe e, depois, repassar tais conhecimentos na comunidade local.
A Universidade de Harvard desenvolveu um material em que apresenta diferentes protocolos educacionais que pode ser consultado AQUI.
O site Facing History disponibiliza, uma quantidade imensa de recursos para aulas atraentes, métodos de ensino para se fazer diferença na vida dos alunos. Ao entrar no link, digite uma palavra chave ao lado do símbolo da lupa, de acordo com o seu interesse, inúmeras propostas de atividades aparecerão. Você pode usar o filtro para obter o que deseja dentre as possibilidades apresentadas.
Sugiro que entre nesse site e fique um tempo explorando toda a riqueza de conteúdo e salvando as ideias que encontrar para fazer com os seus alunos.
Além disso, disponibilizamos, a seguir, uma playlist chamada 60-second Strategy, do canal EDUTOPIA com 34 vídeos, em Inglês, de 1 minuto com explicações dos diferentes protocolos educacionais na prática.
Esses sites e canal do YouTube apresentados, que demonstram os diferentes protocolos educacionais, têm como objetivo facilitar o manejo da aula, por parte do professor, com sugestões de atividades de apresentação e reforço de conteúdos, estímulo à pesquisa, à reflexão crítica e ao diálogo.
São diferentes protocolos educacionais que podem ser revisitados de tempos em tempos para serem testados, adaptados e implementados na rotina escolar.
Compartilhe com seus amigos professores esses conteúdos riquíssimos que podem auxiliar na dinâmica de sala de aula e na implementação de projetos educacionais.
Envie agora este artigo para o seu grupo de professores e ajude a divulgar os protocolos educacionais.
E você? Já conhecia os protocolos educacionais? Você já segue algum deles em sua rotina?
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 29 de junho de 2023.)
#protocoloseducacionais #educação #bagagemcultural
Este blog compartilha conhecimento gratuitamente. Ajude-nos a manter as postagens doando qualquer valor para o PIX patymime@yahoo.com.br (Patrícia Miranda Medeiros Sardinha).
Fique por dentro de nossas redes sociais AQUI