Quem eu sou? Onde é o meu lugar? O que devo fazer?
Essas perguntas permeiam o nosso imaginário e podem nos deixar confusos, caso não tenhamos certeza da resposta.
Essas são questões de identidade, segurança e significado, e cada diferente estágio da nossa vida pode trazer essas perguntas mais uma vez.
Embora uma possível resposta para tais perguntas possa cobrir o estado civil, peso, sexo, idade, emprego, e algumas das mentiras que as pessoas pensam e falam sobre você, nada disso descreve quem você realmente é, pois são estados circunstanciais e mudam com o passar do tempo.
Antes de tentar responder essas perguntas, vamos tentar entender o vocábulo IDENTIDADE.
Quanto a sua origem, a palavra identidade remete ao prefixo latino idem, que quer dizer simplesmente “o mesmo”.
Segundo o dicionário Aurélio, identidade significa “semelhança” e “conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa”.
Já que identidade significa semelhante. Seríamos semelhantes a quem?
É aí que mora a chave mestra para entendermos a nós mesmos.
O livro que Deus nos deixou para conhecermos melhor a Ele, a Bíblia, nos assegura que fomos criados a imagem e semelhança de Deus.
Temos características divinas e somos parecidos com o criador do mundo.
No livro de Gênesis capitulo 1 verso 26 diz “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”
Nessa passagem do primeiro livro da Bíblia, podemos perceber que Deus não estava sozinho. Ele é uma pessoa e estava acompanhado. Ele se relacionava com o Espírito Santo e com o Filho Jesus antes da criação do mundo.
Ele criou a humanidade à semelhança dele, com poder de criar, de se relacionar, de cuidar dentre outras características.
Então, quando você estiver diante destas perguntas:
Quem eu sou? Onde é o meu lugar? O que devo fazer?
Tente responder a partir da palavra bíblica que nos assegura que a nossa identidade está baseada em Deus, o criador. Temos características semelhantes ao Criador. Idênticas a Ele.
Saber disso te dá oportunidade de buscar na fonte, em Deus, por meio da Bíblia, o seu criador, a sua identidade. Ele está interessado em se relacionar com você também.
Se eu lhe perguntasse: “Quem é você?” Você responderia com seu nome, idade, grau de instrução, seu estilo ou hobbies, ou talvez o estado em que você cresceu.
Todas essas coisas externas podem ser uma parte de você, mas elas não são permanentes. Esses podem ser fatos sobre quem você é hoje, mas daqui a dez anos, muitas de suas respostas provavelmente seriam diferentes.
Deus, no entanto, é imutável. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Se você encontrar a sua identidade Nele, você nunca se decepcionará, porque Ele tem provado ao longo dos séculos de história ser uma pessoa confiável.
Entender sua identidade em Deus começa com entender quem Deus é, o que Ele diz sobre Si mesmo e o que Ele diz sobre você.
Para isso, é necessário conhecer Deus e ler a palavra que ele deixou para se apresentar a nós.
E na Bíblia diz que Ele criou a humanidade para ser seu povo, mas a maldade entrou no coração do homem. O orgulho fez com que nós seres humanos declarássemos a independência do nosso criador e passamos a fazer tudo sem procurar saber a vontade Dele.
Porém, mais cedo ou mais tarde, com as adversidades dessa vida que foi afetada pela maldade, percebemos que não damos conta da nossa existência sozinho, precisamos de ajuda.
A real e efetiva ajuda vem de Deus, nosso criador. Ele enviou o seu Filho ao plano terreno para nos resgatar do poder da maldade. Jesus, o Filho de Deus, veio ao mundo para nos revelar o poder do Pai e para nos salvar do poder do mal.
Na Bíblia, nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João estão escritos a narrativa dos 33 anos de vida terrena de Jesus Cristo. Recomendamos a Leitura desses livros.
O livro de João capítulo 1 verso12. “ diz o seguinte sobre Jesus: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”
Para aqueles que aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, este é um aspecto relevante e imutável da identidade: ser filho de Deus.
Sua verdadeira identidade está atrelada ao que Deus fez por você por meio da entrega do seu filho Jesus para morrer numa cruz e garantir a eternidade com Deus para todos que o aceitarem.
Portanto, saiba que você é amado por Deus. Você não é um erro. Deus tem um propósito na criação da sua vida.
Você é perdoado por meio da morte de Cristo na cruz. Jesus levou sobre si todo o pecado para que pudéssemos ser chamados filhos de Deus. O livro de Isaías, no capítulo 53 também relata sobre esse plano de Deus para nos tornar parte da sua família. Depois confira este texto.
Sua identidade em Cristo não depende da cor do seu cabelo, do seu tipo de corpo, do seu grupo de amigos ou da sua conta bancária.
Você permitiu que outras pessoas o definissem? Para lhe dizer quem você é e quem você não é?
Saiba que sua identidade se baseia em alguém que é eterno. Você é filho amado de Deus por meio de Cristo Jesus.
Se você está lutando com sua identidade, peça a Deus para ajudá-lo a identificar as mentiras que você acreditou sobre si mesmo e começar a substituir essas mentiras pela verdade que vem da palavra Dele.
Acredite que você é digno, bonito, capaz e amável. Não importa quanto tempo você tem seguido Jesus, se sua conversa interior é qualquer coisa menor do que o que Ele diz sobre você na Bíblia, então há trabalho a ser feito.
Peça a Deus para que vc consiga abraçar a sua identidade em Cristo.
Ninguém gosta de ser rotulado. Isso é porque os rótulos são muitas vezes excessivamente generalizados, restritivos e imprecisos. Eles vêm com um conjunto de suposições, que podem ser muito negativas, e destacam nossas piores qualidades ou maiores erros. Enquanto outros podem tentar atribuir rótulos para nós, temos o poder de escolher não viver sob eles.
Muitas vezes, permitimos que esses rótulos nos limitem e nos digam que não somos suficientes “Eu sou apenas um estudante, eu sou apenas um viciado, eu sou apenas um trabalhador medíocre, eu sou apenas um qualquer na multidão e por aí vai… utilizamos variados rótulos e nos julgamos insuficientes.
A verdade é que, você não é sua idade, vc não é o seu status de emprego, o seu diagnóstico, o seu estado civil, vc não é a sua luta, ou o seu passado. Esses rótulos podem ser um descritor de sua situação, sua temporada, ou seu julgamento, mas sua verdadeira identidade está em quem Deus diz que você é e nada mais.
Você é capaz e digno. Você é feito novo em Cristo. Você não recebeu um espírito de medo, mas de amor, poder e uma mente sólida. Você foi criado de propósito para um propósito. Você é amado. Você é escolhido. Você é suficiente.
Peça a Deus para mostrar-lhe quais etiquetas estão lhe colocando para baixo e para ajudá-lo a alinhar a sua identidade com a verdade bíblica.
Para isso, deixamos um PDF , CLIQUE AQUI para visualizar, com 31 textos bíblicos que vão revelar para você “Quem você é em Jesus”. Baixe gratuitamente e leia um texto por dia, meditando, pensando, tentando internalizar, decorar cada verso e fazer disso a sua realidade, a sua verdadeira identidade.
Preencha a sua mente com as verdades bíblicas diariamente e viva a vida buscando agradar a Deus, o seu criador, o seu salvador e senhor
Este blog compartilha conhecimento gratuitamente. Ajude-nos a manter as postagens doando qualquer valor para o PIX patymime@yahoo.com.br (Patrícia Miranda Medeiros Sardinha).
https://linktr.ee/bag.agemcultural
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha e Letícia Miranda Medeiros, em 14 de agosto de 2022)
Fontes:
Living free in Christ, by Neil Anderson. 1993, Regal Books”
#identidade
I wanted to thank you for this fantastic read!! I certainly enjoyed every little bit of it. I have got you saved as a favorite to check out new stuff you postÖ
Thank you. God bless you.