O filme “Somos todos iguais” (Same kind of different as me), disponível na Amazon Prime Video é um drama que retrata uma história real e nos faz perceber a nossa vulnerabilidade. A trama nos faz refletir sobre o nosso propósito de vida, sobre os monstros que vivem em nós e sobre como precisamos do outro para nos abrir a porta do céu e nos libertar da prisão infernal que nos impede de sermos realmente humanos.
O filme conta a história de Deborah Hall, conhecida como Debbie. Ela é casada com Ron Hall que é um importante negociante de arte. Debbie tem como propósito de vida, além de cuidar da família, ajudar os desabrigados. Neste trabalho voluntário, ela conhece Denver, um perigoso morador de rua e se dá conta que Denver é o homem que aparece em seus sonhos. Ela encoraja o marido a se aproximar de Denver e os dois acabam fazendo amizade com o morador de rua e descobrem o seu passado de sofrimento, abandono e exploração.
O filme traz muitas frases para refletir. Aqui estão algumas:
“Todos os homens cometem seus erros, mas os homens casados descobrem os seus erros antes”. (Frase citada por Ron)
“Aqui infectamos todos com AMOR.” (fala do voluntário da associação que atende os desabrigados)
“Deus está no ramo da reciclagem, transformando lixo em tesouro” (Frase citada por Denver)
“A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade”. (William Blake, poeta Inglês. No filme, essa frase é citada pelo pai de Ron)
“Precisamos entender que a única coisa que é nossa para sempre é aquilo que doamos e que quanto mais doamos, mais recebemos.” (Frase citada por Denver).
É possível também aprender muito sobre a amizade duradoura com este filme. Em uma conversa, Denver (o desabrigado) relata o seu incômodo com a forma de lazer dos brancos chamada de “Pesque e Devolva”. Ele diz que não consegue entender o motivo pelo qual os brancos perdem tanto tempo pescando para depois devolver o peixe para o lago. Na cabeça de Denver, todo esse trabalho da pescaria deveria ser motivo de orgulho ao levar o peixe para casa e desfrutar com a família. Denver fez essa analogia para alertar Ron sobre a verdadeira amizade, pois ele sabe de sua condição de vulnerável social e não gostaria que Ron, oriundo de outra classe social, propusesse amizade para depois descartá-lo.
Enfim, é uma história real com lições valiosas. Vale a pena assistir e compartilhar.
Este blog compartilha conhecimento gratuitamente. Ajude-nos a manter as postagens doando qualquer valor para o PIX letymime@yahoo.com.br (Letícia Miranda Medeiros).
Ficou interessado no filme “Somos todos iguais”? Assista no Prime Video
(Publicado por Letícia Miranda Medeiros, em 27 de janeiro de 2021.)
Dá uma olhada nisso: products in Redbubble. Vocês vão gostar!
Curta a página do Bagagem Cultural.net no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
Inscreva-se no nosso canal do YouTube.
Gostou? Compartilhe este conteúdo!