No dia de Natal, sugerimos que, durante a reunião dos amigos e/ou familiares, vocês conversem e reflitam sobre a história do natal.
Para isso, envie esta postagem para todos os que estão com você nesta data tão especial e divida as falas (que estão numeradas) entre os presentes. Ou leia você mesmo o texto a seguir para que todos ouçam.
Após a leitura, conversem sobre as experiências e reflexões que tiveram a partir do texto.
NATAL
(1) O ano está chegando ao fim, vivenciamos muitos desafios e também tivemos realizações. A incerteza faz parte do nosso cotidiano, porém, não podemos desanimar. O livro de Salmos, capítulo 121 diz: “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.”
(2) A Bíblia fala sobre o socorro que os homens receberam. Ela narra a história que deu origem ao feriado do NATAL. Natal significa nascimento. O livro do profeta Isaías, capítulo 9, verso 6 diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
(3) O filho único de Deus, Jesus, foi enviado ao mundo para viver entre nós e nos ensinar a como sermos humanos, a como viver nossas vidas: como agir com os que estão próximos, como tratar os diferentes de nós, o que pensar de nós mesmos e a como viver agradando a Deus, o nosso criador. Podemos ler isso no livro de João, capítulo 3, verso 16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
(4) Jesus veio estabelecer um novo jeito de pensar e agir, um novo sistema de interação, de convivência. Jesus disse no livro de Mateus, capítulo 22, verso 39: “Ame o seu próximo como a si mesmo.” Para que, da mesma forma que queremos o nosso próprio bem estar, precisamos querer que as pessoas ao nosso redor estejam bem também.
(5) Jesus fez e faz maravilhas entre nós seres mortais e nos convida a nos render perante a sua grandeza. A gente precisa se dar conta que somos pecadores, que somos limitados e necessitamos de um salvador, pois sozinhos não temos condições de gerir a nossa existência. Nosso ser interior busca algo além. E isso tem um nome e é uma pessoa que se apresenta para ter um relacionamento de amizade conosco. Jesus disse no livro de João capítulo 15, verso 15: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.”
(6) O convite de amizade de Jesus pode ser estabelecido por meio da leitura da Bíblia e da conversa diária com ele, por meio da oração. Jesus declarou em Mateus capítulo 12, verso 24: “Vós errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.” Jesus nos convida a estar com Ele, por meio da meditação diária na Bíblia e por meio da oração, que é uma conversa a partir da leitura feita e das nossas preocupações. Como está expresso na primeira carta de Pedro, capítulo 5, verso 7: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele (Jesus) tem cuidado de vocês.”
(7) Jesus veio ao mundo e precisou morrer para que tivéssemos acesso a Deus. A morte de Jesus representa que pecadores não podem estar na presença de Deus, que é santo e justo. Jesus carregou nossos pecados na cruz para que nós pudéssemos desfrutar da presença de Deus agora e na eternidade. No livro de Filipenses capítulo 2, versos 6 a 8 diz que Jesus “embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” Mas Ele não ficou morto. Jesus ressuscitou, voltou a Deus e desde então, Ele tem enviado o Espírito Santo para morar com todo aquele que crer Nele.
(8) O livro de João, capítulo 14, nos versos 16 a 21 registra as palavras de Jesus: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. […] A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.”
(9) Jesus é a razão pela qual a história foi dividida em Antes de Cristo (AC) e Depois de Cristo (DC). Jesus é a razão pela qual celebramos o feriado de 25 de dezembro: o Natal. Jesus é a esperança que a nossa alma precisa. Jesus é o caminho para Deus. O primeiro livro de Timóteo, capítulo 2, verso 5 diz que “Jesus é o único mediador entre nós e Deus.” Ele nos garantiu acesso a Deus.
(10) Crendo nisso, façamos o que aconselha o livro de Hebreus, capítulo 4, verso 16. “Aproximemo-nos do trono da graça de Deus com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” Vamos agradecer a Deus pela esperança da vida eterna garantida a nós pela fé no sacrifício de Jesus na cruz. A Jesus toda honra e toda a glória. Amém!
(Todos) Obrigada, Jesus, por ter nascido aqui no mundo e por ter nos alcançado.
(Todos) Parabéns para Jesus nesta data querida que celebramos Sua vinda para a todos salvar!!
Obs: Você pode ler a última frase do texto no ritmo da canção “Parabéns para você”
Este blog compartilha conhecimento gratuitamente. Ajude-nos a manter as postagens doando qualquer valor para o PIX patymime@yahoo.com.br (Patrícia Miranda Medeiros Sardinha).
(publicado por Patrícia e Letícia Miranda, em 22 de dezembro de 2020)
Curta a página do Bagagem Cultural.net no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
Inscreva-se no nosso canal do YouTube.