Este é um livro para aqueles que ensinam, porém possui reflexões importantes para os pesquisadores/estudantes de pós-graduação.
O livro tem 4 capítulos e nele Rubens Alves (1933-2014) teólogo, pedagogo, poeta e filósofo brasileiro, expressa o seu amor, dedicação, reconhecimento e faz reflexões sobre a EDUCAÇÃO, esclarecendo as distinções entre ser professor e ser educador.
“Sou educador porque sou apaixonado pelo homem. Desejo criar condições para que cada indivíduo atualize todas as suas potencialidades.” (Rubem Alves)
Ele analisa a sociedade, demonstrando estudos de sociólogos e filósofos e concatenado-os com a educação e sua função social.
No último capítulo, ele destaca a importância do educador-pesquisador e expressa suas impressões acerca das metodologias de pesquisa. Leitura muito útil para aqueles que pretendem continuar os estudos em pós-graduações. Veja alguns dos questionamentos que ele levanta:
“Quais as razões por que uma sociedade abre um espaço institucional para a pesquisa científica? Qual a relação entre o conhecimento que produzo e interesses econômicos e políticos? A quem está servindo a ciência? De que maneira as opções sobre pesquisas, no âmbito da Universidade, são determinadas pelos arranjos institucionais da própria Universidade? Há bases empíricas para se afirmar que a expansão do conhecimento é uma coisa boa?”(Rubem Alves)
O livro é uma conversa, Rubem Alves escreve em primeira pessoa e demonstra, por meio de sua vasta leitura, suas ideias e reflexões acerca da educação, de seus protagonistas (professores e alunos) e da sua função na sociedade, trazendo esclarecimentos, reflexões e conselhos para o educador/pesquisador.
Veja o sumário do livro:
Ficou interessado neste livro? Então…clique no link a seguir para ter o seu:
Conversas com Quem Gosta de EnsinarInscreva-se no nosso canal do YouTube.
Curta nossa página no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
(por Patrícia e Letícia Miranda, em 31 de agosto de 2020)