O Letramento Crítico na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual a partir de atividades com canções e outros textos multimodais em Língua Inglesa
Esse texto dissertativo foi fruto da pesquisa de Mestrado de Patricia Miranda Medeiros Sardinha, apresentada ao Programa de Pós Graduação do Colégio Pedro II – Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, defendida e aprovada em 09 de fevereiro de 2017.
Logo abaixo é possível conferir o RESUMO.
Clique AQUI para ler a dissertação completa. disponível no anexo dentro da página da plataforma Sucupira.
RESUMO
O Letramento Crítico (LC) é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade. Esta pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento do LC nos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de pesquisa qualitativa, pautada pelos pressupostos de uma pesquisa-ação, com caráter interacionista e prática reflexiva. A intervenção nesse campo de pesquisa, por meio de atividades do produto educacional elaborado, tem o propósito de viabilizar reflexões sobre práticas sociais. Para isso, foram utilizados os gêneros textuais multimodais: canção, cartum, charge e vídeos curtos, em Língua Inglesa, com intenção de suscitar reflexões sobre o tema ―pluralidade cultural‖, assunto relevante e urgente de ser tratado na realidade brasileira. Autores como Andreotti (2008), Arroyo (2005, 2007, 2014), Cervetti; Pardales e Damico (2001), Duboc (2016), Jordão e Fogaça (2007, 2012), Jordão (2016), Morin (2000, 2003), Murphey (1992), Paulo Freire (1987, 1997, 1989, 2008), entre outros, nos incentivam a refletir, na escola, junto aos alunos da EJA, os aspectos socioculturais e a importância do LC para a construção de uma sociedade que se preocupa com a coletividade. Nesse sentido, a escola se torna um espaço de questionamento por meio do diálogo sobre assuntos significativos para a vida em comunidade, levando em consideração a importância da participação do estudante na realidade que o envolve de forma crítica, estimulando ações sociais de justiça e igualdade.
Palavras-Chave:Letramento Crítico;Educação de Jovens e Adultos;Textos Multimodais;Língua Inglesa
SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros. O Letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual a partir de atividades com canções e outros textos multimodais em Língua Inglesa. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2017.
Leia mais sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos livros abaixo:
Sujeitos da educação e processos de sociabilidade: Os sentidos da experiência
Educação de jovens e adultos – O que revelam as pesquisas
Educação de jovens e adultos: Sujeitos, saberes e ptráticas (Coleção Docência em Formação)
A eja em xeque: desafios das políticas de educação de jovens e adultos no século XXI
Curta a página do Bagagem Cultural.net no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
Inscreva-se no nosso canal no YouTube
(Por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 23 julho de 2020)
2 thoughts on “Dissertação: O Letramento Crítico na Educação de Jovens e Adultos”
Comments are closed.