Um celíaco, pessoa alérgica a glúten (proteína encontrada no trigo, malte, cevada e aveia) quando vai viajar ou ficar fora de casa por longo período do dia precisa pensar na alimentação, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde, pois são nessas refeições que a farinha de trigo é a estrela. O glúten aparece no pão, no biscoito, no bolo etc.
O que comer nessas horas? Precisamos sair de casa preparados para não passar fome. Exagero, né? Eu sei. Mas quando se está longe de casa, em uma viagem, é necessário levar o próprio alimento ou ficar de olho vivo nos supermercados, nas cafeterias e lanchonetes.
Bom, vou dar algumas dicas que podem facilitar a vida de quem é celíaco e precisa se alimentar fora de casa.
Dica de ouro: Leve sempre consigo um lanchinho básico. Pode ser que no lugar para onde você vá não tenha opções sem glúten. Então, peça algo para beber (suco ou café) e tire da bolsa o que você separou para esses momentos.
Alguns exemplos de alimentos que você pode sempre carregar na bolsa:
- saquinho/potinho de nuts (nozes, castanhas, passas, amendoim etc); Você pode comprar os pacotinhos à venda nos mercados ou comprar os nuts a varejo em lojas especializadas e colocá-los em potinhos ou saquinhos de sacolé (fica bem mais barato);
- biscoito de polvilho;
- biscoito sem glúten;
- potinho com frutas (maçã e/ou uva).
Quando em viagem, no café da manhã, a maioria dos hotéis oferecem, no buffet, algumas opções saudáveis e que alimentam como:
- ovos mexidos;
- pão de queijo;
- frutas;
- bolo de milho (certifique-se que foi preparado só com o milho, sem farinha de trigo);
- tapioca (disponível em alguns hotéis/ lanchonetes/ cafeterias no Brasil).
Para o lanche da tarde, quando estiver na rua, e bater aquela fome, as opções sem glúten disponíveis em padarias e confeitarias são:
- pão de queijo;
- omelete;
- açaí;
- tapioca (disponível em algumas cafeterias e lanchonetes no Brasil);
- sorvete.
Quando em viagem, sempre visito supermercados a procura de produtos sem glúten.
Para minha surpresa e alegria, encontrei na Argentina Alfajor sem glúten. Uma alegria!!! Pude acompanhar os demais do grupo enquanto eles degustavam esse típico doce local.
Como vocês puderam perceber, comer sem glúten fora de casa não é tão sofrível assim. Até que temos opções saborosas e saudáveis.
Confira nossa página no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
(por Patricia Miranda Medeiros Sardinha, em 30/01/2019)