A capital Argentina nos impressionou!! Recheada com muitas praças arborizadas, ampla área de lazer, muitos centros culturais e históricos e um povo gentil e amistoso. Recomendamos a viagem!
Em janeiro de 2019 visitamos Buenos Aires em um grupo de 4 pessoas e montamos um roteiro para conhecer o máximo da cidade em 5 dias. Ficamos hospedados no Hotel Ibis Congreso que fica na praça do Congresso e possui fácil acesso aos pontos turísticos do centro da cidade e redondezas.
Contratamos o transfer aeroporto-hotel-aeroporto da Funny Travel com um preço muito justo e o serviço prestado foi ótimo. Recomendamos.
Andamos muito à pé e também utilizamos o aplicativo Uber para as locomoções mais distantes. Adquirimos um chip para termos acesso à internet na loja Claro no dia de chegada, antes disso procuramos uma casa de câmbio para comprar os pesos argentinos e começamos a explorar a cidade. Leia mais sobre chip da Claro e Uber, bem como outras dicas aqui.
Além deste, preparamos um roteiro mais enxuto. Dê uma olhada aqui.
Confira o nosso roteiro de 5 dias em Buenos Aires com fotos e mapas:
1º. DIA – Bairros Centro e Montserrat
- Plaza del Congresso da Nação Argentina
Ficamos hospedados no hotel Ibis nesta praça, que conta com uma grande área verde, com várias esculturas, cercada por prédios históricos, além do belíssimo Congresso Argentino.
A praça é rodeada por restaurantes, confeitarias, supermercados, lojas, cinema, igreja, farmácia entre outros estabelecimentos.
- Obelisco (Av. 9 de Julho)
Este monumento de 67 metros de altura está localizado na praça da República e foi instalado em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.
Endereço: Plaza da República
- Teatro Cólon
O teatro disponibiliza peças de ópera, balé e concertos. É possível conhecer mais detalhes da história e arquitetura por meio de uma visita guiada.
As visitas guiadas acontecem todos os dias, das 9 da manhã às 17h. O ingresso custa 500 pesos (+ ou – 50 reais). Saiba mais aqui.
Endereço: Cerrito, 628 / Rua Tucurmán 1171. Centro.
- Calle Florida
Um grande calçadão, que atravessa 10 quarteirões, com comércio variado. Lojas de todos os tipos, para todos os bolsos. Pela rua é possível assistir casais dançando tango. Uma descontração à parte. Lindíssimo!
Nesta rua ficam as Galerias Pacífico, um shopping de três andares com lojas de marcas famosas. A arquitetura da galeria, principalmente os vitrais do teto, bem como o glamour das lojas lembram um pouco as Galerias Lafayette em Paris.
Nas Galerias Pacífico encontra-se também o Centro Cultural Borges (no último andar). Ele disponibiliza exposições de arte, peças teatrais e espetáculos de tango. Veja mais aqui.
Fomos assistir a um espetáculo de tango no Centro Cultural Borges. Valeu muito à pena. Contamos tudo aqui.
- Praça de Maio
Esta praça é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, ela é cercada de prédios históricos, sendo o coração político da capital argentina, uma vez que abriga a Casa Rosada.
- Casa Rosada
Esta é a sede do poder Executivo da Argentina. Local onde Evita Perón fazia seus discursos.
As visitas guiadas são disponíveis aos sábados e domingos das 10h às 18h. Gratuito.
De duas em duas horas, das 7h às 19h, há troca de guarda, uma atração extra.
Veja no mapa os locais visitados no primeiro dia:
2º DIA – bairros de San Telmo e de Puerto Madero
Manhã: Bairro San Telmo
- Café Tortoni
Clássico e famoso café da cidade, preserva o mobiliário original e recebe diariamente muitos turistas.
É possível assistir a um show de Tango na cafeteria. Leia mais sobre isso aqui.
Endereço: Avenida de Mayo, 825.
- Manzana de las Luces
O Quarteirão das Luzes recebeu este nome por causa da filosofia iluminista das escolas que ocuparam o conjunto de construções históricas. Há túneis subterrâneos que conectam igrejas e edifícios públicos. A Igreja San Ignacio (1675) – a mais antiga de Buenos Aires – faz parte do complexo.
Para conhecer a parte interna somente com visitas guiadas.
Confira os horários aqui.
Endereço: Calle Peru, 272. San Telmo.
- Feira San Telmo
Local cheio de lojas/barracas repleto de antiguidades, quinquilharias e badulaques. Apenas dinheiro é aceito.
O espaço também possui restaurantes e locais de degustação de doces de leites e outras iguarias.
Horário: de terça a sexta das 10:30 às 19:30. Sábados, domingos e feriados, das 9:00 às 20:00. Nos dias de semana é provável que algumas lojas estejam fechadas.
Endereço: próximo à Plaza Dorrego.
- Estátua da Personagem Mafalda
A Mafalda foi criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, o célebre Quino. A pequena estátua da Mafalda está sentada em um banquinho no bairro de San Telmo, onde Quino viveu por algum tempo. Ela foi construída pelo escultor Pablo Irrgang e inaugurada em 2009. Seus amigos Manolito e Susanita a acompanham desde 2014, quando Mafalda completou 50 anos.
Endereço: Esquina da Calle Defensa com a Calle Chile, San Telmo.
- Casa Mínima
A menor fachada da cidade, com apenas 2,2 metros de frente. Ela já foi habitada por marinheiros e pescadores. Considerada uma relíquia arqueológica.
Endereço: Pasaje San Lorenzo, 380. San Telmo.
No mapa a seguir está o roteiro que seguimos na parte da manhã do segundo dia da viagem.
Tarde/ Noite: bairro Puerto Madeiro
- Puerto Madeiro
A região portuária foi restaurada e as docas se transformaram em bares, restaurantes, cinemas, escritórios e até residências. Um grande projeto urbanístico! O complexo se estende por quase 4 quilômetros. O trecho mais interessante vai da altura da calle Tucumán até a avenida Belgrano: por ali está a maioria dos restaurantes, e também a bonita Puente de la Mujer.
Puerto Madeiro é uma área nobre, moderna e o centro financeiro da capital do país.
- Puente de La Mujer
A ponte é obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O design da Puente de la Mujer foi pensado para representar um casal dançando tango, que é um importante símbolo cultural da cidade
- ARA – Museu-barco Fragata Presidente Sarmiento
Um barco-museu de 1898 aberto diariamente das 10h às 19h.
- Museu do Bicentenário da Independência / Museu da Casa Rosada
O museu abriga objetos que pertenceram aos presidentes argentinos. Visita muito interessante e surpreendente. Gratuito.
Endereço: Atrás da Casa Rosada, plaza de Mayo, Centro.
- CCK- Centro Cultural Kirchner
Localizado no antigo Palácio do Correio de Buenos Aires no centro da cidade. O Centro Cultural Nestor Kirchner é o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo.
Infelizmente não pudemos fazer a visita pois ele estava passando por reformas na ocasião da viagem.
Endereço: Rua Sarmiento, 151. Centro.
A seguir o mapa com o roteiro da parte da tarde/noite do segundo dia de viagem:
3º dia – Bairro PALERMO
- Jardim Botânico
Inaugurado em 1898 e projetado por Charles Thays, conta com 5.000 a 6.000 espécies de plantas diferentes e exóticas provenientes da Ásia, Europa e América do Sul. O jardim também é ornado com várias esculturas.
Funcionamento no verão: de segunda a sexta das 8h às 19h. Sábados, domingos e feriados: das 9:30h às 19h. Entrada gratuita.
Av. Santa Fé, 3951. Palermo
- Museu Evita
O museu retrata a vida e a obra de Eva Perón, suas roupas, publicações, fotografias, objetos pessoais, com uma coleção de 3.000 objetos. Por meio de uma apresentação multimídia é possível também reviver parte de seus discursos e da despedida: Don´t cry for me Argentina.
Horários: Terça à domingo, das 11 às 19h. Valor 120 pesos (+ou- 12 Reais)
Endereço: Lafinur 2988, Palermo.
- Jardim Japonês
O jardim foi construído em 1967 quando o imperador japonês visitou a Argentina. Nele encontra-se uma variedade incrível de plantas, cachoeiras, riachos e muito verde. Esse é um parque muito agradável e relaxante!
Aberto das 10h às 18h. Valor: 150 pesos (cerca de 15 Reais)
Endereço: Avenida Figueroa Alcorta e Avenida Casares. Palermo.
- Rosedal
O Rosedal foi declarado Patrimônio Cultural da Cidade. Este parque preserva milhares de roseiras de cerca de 100 espécies dessas plantas. Além disso, conta com um lago com a sua ponte, a pérgula, a coleção de bustos de poetas. Um lugar muito agradável para fazer um passeio. Gratuito.
Funcionamento no verão: das 8h às 20 h.
Endereço: Av Libertador e Av Sarmiento
A seguir o mapa com o roteiro do terceiro dia da viagem:
Noite: Espetáculo de tango no Centro Cultural Borges que fica nas Galerias Pacífico, Rua Florida. Contamos tudo neste post aqui.
4º dia- Bairro RECOLETA
- Livraria El Ateneo Grand Explendid
Esta livraria é considerada uma das mais belas do mundo. Ela funciona em um teatro histórico restaurado que preserva a estrutura original. Um local ótimo para tomar um café, ver/comprar alguns livros, escutar música e passar algum tempo apreciando a beleza do lugar. Gratuito.
Horários: de segunda a quinta-feira, de 9h as 22h. Sexta-feira e sábado das 9h às 24h. Domingos, das 12h às 22 h.
Endereço: Calle Santa Fe 1860, Buenos Aires.
Cemitério Recoleta
Um museu a céu aberto, pois abriga túmulos que mais parecem obras de arte.
Aberto diariamente das 07h às 18h. Gratuito.
Endereço: Calle Junin, 1760. Recoleta
- Palais de Glace – Salas Nacionales de Cultura
Foi inaugurado em 1910 para abrigar uma pista de patinagem sobre gelo, que mais tarde foi transformada em um salão de baile. Em 1931, passou a ser sala de exposições de obras artísticas. Atualmente é o espaço institucional por excelência do Governo Nacional para a exibição da arte argentina e sede do Salão Nacional de Artes Visuais. Possui um patrimônio de aproximadamente mil obras. Conta com biblioteca e serviço de visitas guiadas.
Na ocasião da visita, estava fechado para reformas.
Endereço: Posadas, 1725. Recoleta
- Recoleta Mall
Um shopping de três andares que oferece um ambiente agradável para compras, para descansar, fazer alguma refeição, conhecer as lojas e usar o sanitário. Possui casa de câmbio.
Endereço: Calle Vicente López, 2050. Recoleta.
- Centro Cultural Recoleta
O prédio já foi convento, prisão e asilo. Atualmente recebe mostras de artes visuais e espetáculos variados. Inaugurado em 1980 é uma das inúmeras atrações do bairro. É um ponto de encontro para os amantes da cultura e das artes em geral. O local oferece espetáculos de música, dança e teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema, além de cursos e oficinas em diversas áreas artísticas. Horário: 14h às 22h. Entrada gratuita.
Bem próximo ao Centro Cultural está o Hard Rock Café de Buenos Aires, uma opção gastronômica.
Endereço: Calle Junin, 1930. Recoleta.
- Museu Nacional de Belas Artes
O museu possui a maior coleção pública de arte da América Latina, pois conta com mais de 12 mil obras. Os principais destaques são os grandes acervos de obras da Europa do século 19 e os trabalhos dos artistas argentinos. Fundado em 1895, o MNBA separa seus 24 salões por período histórico, indo desde a arte antiga até os trabalhos contemporâneos. Entre os artistas mais famosos expostos ali estão Rodin, Monet, Van Gogh, Goya, Picasso, Kandinsky entre outros.
Valor: 100 pesos (cerca de 10 Reais).
Endereço: Av. Del Libertador, 1473 . Recoleta
- Floralis Genérica
Escultura de Eduardo Catalano em forma de flor metálica que acompanha o movimento do sol. Um dos ícones da cidade. Gratuito.
Abre às 7:30h e fecha às 20:30h.
Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta, 2301. Recoleta.
Disponibilizamos a seguir o mapa com o roteiro do nosso quarto dia de viagem:
5º dia – CAMINITO, LA BOCA
Caminito
Este é o lugar pra comprar lembranças, doce de leite e alfajor para todos da lista de presentes. Além disso, é possível desfrutar do tango apresentado em quase todos os bares e restaurantes.
O local foi todo restaurado para fazer dele um ponto turístico, tudo muito colorido com muitas estátuas de personalidades argentinas nas sacadas e calçadas dos prédios.
Basicamente, você encontrará restaurantes, lojas de lembrancinhas e artigos de couro da argentina, bem como lojas de jóias com pedras Rodocrosita (de cor Rosa, de origem argentina).
A riqueza cultural e o ambiente cheio de cores formam a atração do lugar.
O nome Caminito tem origem em um tango muito famoso de Buenos Aires que acabou dando nome ao local.
Neste bairro fica a La Bombonera, o estádio do time Boca Júniors. Uma atração extra para os amantes do futebol.
Veja no mapa o roteiro do nosso último dia em Buenos:
Visitamos Buenos Aires, a cidade dos nossos “Hermanos”, e ficamos encantados com a quantidade de parques públicos arborizados e centros culturais e históricos. Muito verde, muita beleza!
Pegamos uma temperatura muito agradável, mínima de 13 e máxima de 30 graus em janeiro de 2019.
A cidade faz mesmo jus ao nome. Os ares por lá são realmente bons e frescos. Recomendamos!
Este blog compartilha conhecimento gratuitamente. Ajude-nos a manter as postagens doando qualquer valor para o PIX patymime@yahoo.com.br (Patrícia Miranda Medeiros Sardinha).
Última dica! Gosta de ler? Ao invés de levar o livro físico na mala, leve um KINDLE que é um dispositivo eletrônico leve onde é possível armazenar uma biblioteca inteira sem ocupar espaço. Clique no link a seguir para conhecer: https://amzn.to/3g4iOZY
Curta a página do Bagagem Cultural.net no FACEBOOK.
Nosso Instagram @bag.agemcultural
Ficou com vontade de conhecer Argentina? Então, pesquise no site abaixo uma casa ou apartamento aconchegante para você ficar hospedado durante a sua viagem.
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 15/01/2019)
Ficou ótimo o blog. Realmente Argentina é lugar muito agradável e com muitas opções. Essa viagem foi show. Parabéns pelo blog e as dicas.