Fomos visitar Portugal em agosto de 2016. Depois de muita pesquisa, chegamos ao roteiro que disponibilizamos para vocês aqui.
Portugal é um país encantador! O clima, a comida, a arquitetura, a natureza, tudo é muito agradável no país dos nossos colonizadores.
Já fizemos um post com dicas de hospedagem, transporte, uso do celular e seguro viagem. Confere lá.
Faça uma viagem virtual conosco pelas cidades que visitamos em Portugal.
Confira nosso roteiro:
1º. Dia – CASCAIS
- Centro de Cascais
- Parque Marechal Carmona
- Marina de Cascais
- Boca do Inferno
Cascais está situada no distrito de Lisboa, uma cidade pequena e charmosa, um local de férias popular para os moradores e turistas.
Centro de Cascais é um local super agradável e cheio de coisas para se ver. São muitas lojas de lembranças, cafés e restaurantes, além da arquitetura típica de Portugal, que já é uma grande atração!
Vila de Cascais – Centro
O centro de Cascais é muito charmoso, muitas flores, restaurantes, lojas… local limpo, organizado e apaixonante!
Marina de Cascais
A vista da orla é encantadora. Barcos, pássaros, o azul do mar… Uma paisagem relaxante!
Parque Marechal Carmona
Praceta Domingos D’Avilez – Av. da República Cascais. Gratuito.
O parque é um local bem arborizado, com fontes de azulejos pelo caminho, animais como patos, passarinhos, borboletas e pavões. Ótimo para fazer caminhadas ou um piquenique e para passar um dia agradável em meio à natureza. Leia mais aqui.
Boca do Inferno
R. Mayer Garção, Cascais, Portugal
A Boca do Inferno é o nome dado a uma abertura de uma rocha, em formato que lembra uma boca. As ondas do mar batem ali com violência, produzindo um som intenso e, ás vezes, assustador.
Na Boca do Inferno há uma feirinha de artesanato que vende tudo quanto é tipo de souvenir.
DICA: Pode fazer suas comprinhas nessa feira. Foi o local onde encontramos os itens mais baratos.
Doces da padaria de Cascais
2º. Dia – SINTRA
- Palácio Pena – Parque Nacional Pena
- Quinta da Regaleira
- Centro de Sintra
- Pastelaria – Piriquita
Sintra é uma cidade adorável com museus, castelos, parques. Dá para se reportar ao tempo do império. Muita coisa linda de se ver. A natureza é exuberante, as edificações bem conservadas. Um passeio maravilhoso!!
Como dá para perceber pelo mapa a seguir, o local fica em meio à floresta, entre montes e montanhas. Os pontos turísticos para visitar são enormes, então tivemos que escolher. Por ser uma visita de um (1) dia à cidade, optamos por não visitar o Castelo dos Mouros nem o Palácio Nacional de Sintra. Quem sabe em uma próxima viagem…
Palácio Nacional da Pena – Parque Nacional da Pena
Situado no cume do segundo ponto mais alto de Sintra (acima dele somente a Cruz Alta, a 528m), este palácio parece ter saído, realmente, de um conto de fadas.
Tem origem na remodelação de um antigo convento de monges Jerônimos de Nossa Senhora da Pena, de 1511, construído pelo rei D. Manuel I e estava em total abandono. Em 1838 o rei D. Fernando II o comprou fez uma série de reparos, remodelando o piso superior, substituindo as celas por salas de maiores dimensões, dentre outras obras. Leia mais aqui.
A arquitetura e decoração são belíssimas!! Além disso, todo o parque é exuberante. Vale a visita.
Quinta da Regaleira
Construída entre os anos de 1904 e 1910, no final do período da monarquia, pertenceu à Viscondessa da Regaleira, depois adquirido e ampliado pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), homem rico, culto, colecionador e filantropo. Na Quinta, além de outras construções encontram-se o palácio, a capela e o magnífico jardim com diversas referências – “à mitologia, ao Olimpo, a Virgílio, a Dante, a Camões, à missão templária da Ordem de Cristo, a grandes místicos e taumaturgos, aos enigmas da Arte Real, à Magna Obra Alquímica”.
E é lá que fica o Poço Iniciático, uma espécie de torre com 30 metros de profundidade que se prolonga para baixo da terra por uma escadaria em caracol. Leia mais aqui.
Pastelaria Piriquita
Parada obrigatória para experimentar as famosas Queijadas e Travesseiros de Sintra vendidos na tradicional pastelaria Casa Piriquita.
Endereço: são duas lojas que ficam na Rua das Padarias (n. 1 e 18).
Experimente também a Ginja, licor de cereja.
Como chegar em Sintra vindo de Lisboa:
Fomos para Sintra de carro, mas selecionamos dois links com dicas valiosas de como chegar aos principais pontos turísticos de Sintra. Confira aqui e aqui também.
3º. DIA – ÓBIDOS, AVEIRO
Na manhã do terceiro dia de viagem, saímos de Cascais em direção à cidade do Porto. No caminho, passamos pelas cidades de Óbidos e Aveiro e demos uma paradinha para conhecer essas cidades. Todo esse trajeto foi feito de carro.
ÓBIDOS
Óbidos é uma pequena cidade medieval cercada por muralhas. Ela fica a pouco mais de 80 km de Lisboa. No passeio pela cidade você pode caminhar pelas muralhas e visualizá-la de cima.
“Porta da Vila”, datada do século XVII e toda revestida por azulejos.
Um pouco do que vimos ao caminhar pela cidade de Óbidos:
Como chegar em Óbidos, vindo de Lisboa:
De carro | pegue a estrada A8 no sentido Leiria e deixe-a na saída 15. De longe já é possível ver as muralhas da cidade no alto de uma colina.
De ônibus | para quem optar pelo transporte público, esta é a melhor maneira de chegar lá, pois eles param bem pertinho da Porta da Vila. A partir de Lisboa os ônibus saem da estação do Campo Grande (linha verde do metrô). Leia mais aqui.
AVEIRO
Saímos de Óbidos e seguimos viagem em direção à cidade do Porto, mas antes demos uma parada na cidade de Aveiro.
Aveiro é conhecida como a Veneza portuguesa por conta dos canais, pontes e das pequenas embarcações, chamadas de mocileiros. Uma cidade linda e agradável!!
Você pode conhecer a cidade a pé ou pela embarcação (mocileiro).
Aproveite para experimentar os famosos ovos moles, doce típico da região. Nós provamos e… não é o melhor doce da vida, não. Mas viagem é para isso também: conhecer os sabores da cidade. Leia mais aqui.
4º. Dia – PORTO
- Ponte Luiz I
- Teleférico
- Praça Infante e da Ribeira
- Sé do Porto
- Estação São Bento
- Torre dos Clérigos
- Universidade do Porto
- Livraria Lello e Irmãos.
- Casa da Música
Depois de passar por Óbidos e Aveiro, chegamos à cidade do Porto. UAU!!! Que clima acolhedor!! A cidade é banhada pelo Rio Douro, que dá a cidade uma vista linda. Ficamos encantados!
O mapa a seguir mostra o trajeto que fizemos para percorrer os pontos turísticos da cidade. O sol no verão se põe tarde, então dá para aproveitar bem o dia.
Ponte Luíz I
A ponte Luiz I, no Porto, está incluída na zona classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1996.
Decidimos pegar o teleférico. A vista é exuberante. Um passeio incrível! Um novo ângulo de deslumbre da cidade do Porto. Leia mais aqui.
Praça do Infante e da Ribeira
Ficamos hospedados em frente a esta praça. No centro, está a estátua do Infante Dom Henrique, um importante navegador Português.
A edificação vermelha na foto é o Mercado Ferreira Borges, lá encontram-se salas de concerto e, no topo, um restaurante.
O prédio bem à esquerda da foto e o Palácio da Bolsa, de arquitetura neoclássica, é a sede da Associação Comercial do Porto, e abriga variados eventos culturais, sociais e políticos. Aberto para visitação. Leia mais aqui.
Sé do Porto – vista lateral
Estação São Bento
Os azulejos e os detalhes da fachada interna desta estação de trem são lindíssimos. Vale à pena conferir.
Torre dos Clérigos
Esta torre faz parte da igreja com o mesmo nome, construída entre 1754 e 1763, a partir de um projeto de Nicolau Nasoni. Leia mais aqui.
Livraria Lello & Irmão
Em virtude do seu valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades. A autora de Harry Porter, J. K. Rowling, teve a inspiração para criar o livro “A pedra filosofal” nesta livraria. Ela morou lá de 1991 a 1993 e foi a cidade portuguesa que inspirou os uniformes dos estudantes bruxos, tal como as capas pretas que os universitários portugueses tradicionalmente usam. Foi inaugurada em 1906, num prédio de arquitetura neogótica, onde as prateleiras de livros dividem espaço com uma escadaria rebuscada, vitrais e bustos de autores portugueses famosos, como Eça de Queirós e Antero de Quental. A inauguração da livraria movimentou a vida cultural da cidade e atraiu personalidades da época. Leia mais aqui.
Universidade do Porto
A universidade fica bem próxima à torre dos Clérigos, possui uma bonita arquitetura e uma lojinha para visitantes com artigos de papelaria e lembrancinhas da cidade do Porto.
A Casa da Música é uma casa de shows, sempre com uma programação legal, mas mesmo que você não vá assistir nada por lá, vale a visita já que ela é um ícone da cidade. Ela foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Européia da Cultura em 2001, mas só ficou pronta em 2005. Vale conferir a programação ou parar por lá pra conhecer, fazer uma visita guiada, visitar a lojinha ou comer no restaurante/café. Leia mais aqui.
Pela orla do Rio Douro passamos por essa residência com a seguinte inscrição: “Aqui nasceu José Luis Gomes de Sá”, o inventor do famoso “Bacalhau à Gomes de Sá”.
Na cidade do Porto, além do bacalhau, você pode experimentar a “Francesinha”, considerado um (1) dos dez (10) sanduíches melhores do mundo.
Na orla do Rio Douro, existem lojas com variadas opções de lembranças da cidade. Fotografamos itens de uma loja que nos chamou a atenção pelas citações de Fernando Pessoa em enfeites e quadros de cerâmica:
5º. DIA – COIMBRA
- Portugal dos Pequenitos
- Universidade de Coimbra
- Cidade Baixa
Deixamos a cidade do Porto, rumo a Lisboa, mas no caminho, decidimos ir a Coimbra e passar parte da manhã e início da tarde na cidade.
A cidade de Coimbra é uma típica cidade portuguesa, edifícios com azulejos, edificações antigas e preservadas, praças com flores, uma cidade universitária muito aconchegante.
Os locais que visitamos estão no mapa abaixo:
Universidade de Coimbra uma das mais antigas do mundo e é a mais antiga de Portugal. Os estudantes vestem-se com suas tradicionais capas negras. A Universidade de Coimbra é antiga e cheia de tradições e os alunos fazem questão de mantê-las. Leia mais aqui.
As capas negras usadas pelos universitários serviu de inspiração para a personagem do Harry Porter, de J. K. Rowling.
Passear pela Baixa
A Baixa é a parte histórica de Coimbra. Mas, como o nome diz, enquanto a Universidade fica na parte alta e é predominantemente estudantil, esta é a parte mais baixa, central, repleta de comércio, com lojas de tudo quanto é tipo. Leia mais aqui.
Portugal dos Pequenitos
Passeio ideal para se fazer com crianças, mas diverte também os adultos. O Portugal dos Pequenitos é uma espécie de parque lúdico-pedagógico com miniaturas de casas típicas de todas as regiões do país, além de miniaturas dos principais monumentos portugueses. Leia mais aqui.
O local tem miniaturas de casinhas com inscrições nas portas. Tiramos algumas fotos para mostrar:
Lá também tem uma área com murais em azulejos que remontam a história de Jesus desde o nascimento até a ressurreição.
No Portugal dos Pequenitos existe um espaço para cada país que foi colônia portuguesa. Na parte do Brasil, tem um minivídeo contando a história (a versão deles, é claro!) de como foi a chegada dos portugueses no Brasil e a sua recepção pelos índios, moradores da região.
6º. DIA – LISBOA
- Castelo São Jorge
- Praça do Comércio
- Café A Brasileira
Lisboa é uma cidade linda!! Os bondinhos, a arquitetura, os azulejos pelas casas e igrejas, as praças… toda a cidade muito bem preservada nos faz relembrar as aulas de história, as grandes navegações.
Em nosso sexto dia de viagem, percorremos as ruas de Lisboa, suas praças, e visitamos o Castelo São Jorge que permite uma vista incrível da cidade.
O Castelo de São Jorge é o antigo castelo real de Portugal. Era ali que residia o rei de Portugal quando o Brasil foi descoberto. Mas muito além de toda essa parte histórica (que é o máximo!), o castelo de São Jorge tem a melhor vista da cidade, e um monte de coisas bacanas para ver e fazer.
Como chegar: Elétricos (bondinho) 12 ou 28.
Praça do Comércio
Na época das grandes navegações, a praça era a porta de entrada da cidade usada pela realeza. Reparem nos imponentes degraus de mármore as margens do Rio Tejo.
Não pense que você encontrará uma praça cheia de lojas e barracas vendendo um pouquinho de cada coisa. Não! O nome da praça se deve ao comércio marítimo realizado na época das grandes navegações.
Portal da praça do comércio.
Café A Brasileira
Aberto desde 1905, este café é frequentado por artistas, poetas, portugueses e turistas do mundo todo.
Em sua calçada, fica a estátua de Fernando Pessoa que costumava visitar bastante o lugar.
Endereço: R. Garrett 120 – Aberto das 08:00 as 20:000 – Metro: Baixa. Chiado
7º. DIA – LISBOA
- Centro Vasco da Gama
- Parque das Nações
- Oceanário
Seguindo o nosso roteiro, visitamos o Parque das Nações, o Shopping Vasco da Gama e o Oceanário de Lisboa.
Centro Vasco da Gama Aberto das 09:00 as 24:00
O Centro Vasco da Gama , um shopping Center Moderníssimo. Para quem quer fazer compras, esse é um dos melhores endereços da cidade, a loja da Zara é MUITO barata lá. Olha que aqui no Brasil não consumimos nada dessa loja, mas lá os preços estavam excelentes. Valeu muito à pena.
Outra loja que recomendamos e que não tem aqui no Brasil é a Primak. Gente!! Se forem a Portugal, entrem na Primak (tem em outros shoppings da cidade também). Vocês não vão se arrepender! Leia mais aqui.
Parque das Nações
O parque das nações foi construído para a Exposição Universal de 1998. É uma grande área a céu aberto com esculturas e a linda arquitetura do Shopping Centro Vasco da Gama, além do teleférico e o Oceanário de Lisboa.
8º. DIA – LISBOA
- Torre de Belém
- Padrão do Descobrimento
- Mosteiro dos Jerônimos
- Pastéis de Belém
Lisboa possui muitos pontos turísticos! Em nosso oitavo dia de viagem, visitamos a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos, além de experimentar os pastéis de Belém.
Torre de Belém.
A torre foi encomendada por Manuel I, para servir de fortaleza e proteger a cidade de Lisboa de possíveis ataques e hoje é um dos pontos mais visitados de Portugal. A torre é bem bonita e ornamentada e tem lindas vistas para o rio Tejo. Leia mais aqui.
Padrão Descobrimentos
O Monumento dos Descobrimentos, uma espécie de Caravela recheada com os grandes descobridores dos mares como Vasco da Gama, Pedro Alvares Cabral e Fernão Magalhães. O monumento foi construído em 1960 para homenagear os 500 anos da Morte de Henrique, o navegador.
O pátio em frente ao monumento tem um calçadão com desenhos em mármores, veja um deles na imagem abaixo.
Além disso, parte dele tem o piso parecido com o calçadão de Copacabana, RJ.
Próximo ao monumento tem uma réplica de um avião, que é uma homenagem à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922.
Mosteiro dos Jerônimos
O Mosteiro dos Jerônimos, é um monumento da era dos descobrimentos e foi erguido em 1501, quando Vasco da Gama retornou a Portugal, com o dinheiro da venda das especiarias trazidas das Índias e foi encomendado pelo então rei de Portugal Manuel I. O estilo arquitetônico do mosteiro ficou conhecido como arquitetura Manuelina, repleta de detalhes e ornamentos rebuscados. Leia mais aqui.
Pastéis de Belém. Rua de Belém, 84, de segunda a sexta das 09:00 às 22:00
Parada para experimentar os deliciosos pastéis de Belém! A confeitaria está aberta desde 1837.
Como deu para perceber, esse país europeu nos impressionou por vários motivos: locais lindos, de arquitetura antiga e bem preservada, natureza exuberante, comida com preço justo, supermercado com preços maravilhosos. Enfim, Portugal deixou saudades!
Este blog compartilha conhecimento gratuitamente. Ajude-nos a manter as postagens doando qualquer valor para o PIX patymime@yahoo.com.br (Patrícia Miranda Medeiros Sardinha).
Curta a nossa página no FACEBOOK!
Última dica! Gosta de ler? Ao invés de levar o livro físico na mala, leve um KINDLE que é um dispositivo eletrônico leve onde é possível armazenar uma biblioteca inteira sem ocupar espaço. Clique no link a seguir para conhecer: https://amzn.to/3g4iOZY
(por Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em 22/03/2018)
Ficou com vontade de conhecer Portugal? Então, pesquise no site abaixo uma casa ou apartamento aconchegante para ficar durante a sua viagem.
Oi Patrícia,
Obrigado pelas citações ao Turista. Seu roteiro ficou bem completo e legal, parabéns!
Por nada! Seu site nos ajudou muito a montar o nosso roteiro! Nós é que agradecemos por compartilhar informações tão preciosas para o sucesso da nossa viagem.
Abraço virtual!